Engenharia e Gestão Industrial
O curso de Engenharia e Gestão Industrial também busca habilitar os participantes a atuarem sobre o projeto do trabalho e a qualidade nos processos produtivos através da aplicação de metodologias e ferramentas de tempos e movimentos e de gestão da qualidade.

Local: Campus Savassi
Data: 29/03/2019 - 28/09/2019
Horário: Sextas-feiras de 18h30 às 21h50 e aos Sábados de 08h às 13h.
Belo Horizonte/MG.
Carga horária total - 180 horas
- 1 - Engenharia e Gestão Industrial Atualmente
- 1.1 - Engenharia de Processos
- 1.2 - Gestão com Pessoas
- 2 - Planejamento e Controle
- 2.1 - Planejamento e Controle da Produção – PCP
- 2.1.1 - Plano de produção e plano mestre
- 2.1.2 - Avaliação e gestão da capacidade produtiva
- 2.1.3 - Programação e controle da produção
- 2.2 - Planejamento e Controle da Manutenção – PCM
- 3 - Custos e Produtividade
- 3.1 - Custos Industriais
- 3.2 - Produtividade Industrial
- 3.3 - Contabilidade dos Ganhos
- 4 - Produção Enxuta
- 4.1 - Lean Manufacturing
- 4.2 - Ferramentas da Qualidade
- 4.3 - Controle Estatístico de Processos
- 5 - Trabalhos Técnicos de Final de Curso
- 5.1 - Acompanhamento do TTFC
- 5.2 - Seminário de Apresentação dos Trabalhos Técnicos
- Identificar os pontos chave do processo produtivo que devem ser focados, tanto em termos ambientais, quanto em termos da utilização da capacidade produtiva (programação de produção e manutenção) e da necessidade de intervenções de melhoria.
- Conduzir o projeto e a organização do trabalho, determinando os tempos e métodos segundo os quais este trabalho deve ser realizado de modo a alcançar melhores resultados, aplicando tecnologia e integração de processos.
- Compreender o conceito de Gargalos, sua relação com a capacidade produtiva, custos e com o projeto dos processos produtivos, e, sobretudo orientar a manufatura de como deve ser feito o correto gerenciamento da capacidade no dia a dia.
- Compreender os impactos da produtividade industrial sobre o atendimento aos clientes e sobre os custos.
- Identificar as formas de medição de produtividade e suas consequências no atendimento ao cliente e custos.
- Compreender como o processo produtivo deve ser avaliado sob a ótica do valor agregado;
- Ter uma visão dos processos sob a ótica da manufatura enxuta (Lean Manufacturing), identificando e atacando os desperdícios e aumentando a qualidade dos processos e produtos.
Um dos grandes diferenciais do IETEC é a estrutura dos cursos, dividida em três etapas: Aperfeiçoamento, MBA especialização e 2º MBA. Dessa forma, você faz sua pós-graduacão em menos tempo e pode sair com dois MBA’s em apenas um ano e meio.
1ª Etapa
2ª Etapa
3ª Etapa
Os conteúdos são consistentes e atendem às necessidades do mercado, aliando teoria e prática.
Desde 1987 o Ietec atua em educação e treinamento, tornando-se referência e provedora em diversas áreas do conhecimento. Primeira instituição em MG credenciada internacionalmente pelo PMI® (Project management Institute) como Global Registered Education Provider. Único mestrado em Engenharia e Gestão recomendado pela Capes, Faculdade credenciada pelo MEC, e por três vezes consecutivas eleito como um dos melhores MBAs do Brasil.
Além da excelência nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação e gestão, os alunos contam com o sistema modular de ensino, que permite a obtenção de até 3 certificados, em apenas 3 semestres.
O aprendizado é voltado à aplicabilidade, com aulas dinâmicas e análise de casos atuais que alimentam a interação entre professores, alunos e mercado, resultando numa produtiva troca de experiências.